segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A VIOLÊNCIA

 Dirceu Ayres
Alguns Políticos deveriam tomar mais cuidados com os discursos que fazem ou com o que dizem. Certos discursos estimulam muito mais a violência no Brasil aqui tem um bom exemplo que podemos citar. Em seu discurso a um grupo de educadores no Palácio do Planalto, o Presidente mais uma vez vinculou a questão da violência e da criminalidade à precariedade do ensino e destacou a importância da educação de qualidade como elemento de combate ao crime: de certa forma tem razão, mas não no todo. Assim falou o Presidente:
"Nós temos um estoque de 3 milhões de jovens, de 15 a 24 anos, que pararam de estudar e estão à mercê do crime organizado, de cometer barbaridades que vemos na televisão", disse o Presidente. "Ao invés de ficarmos discutindo apenas as exceções que devem ser punidas, precisamos cuidar dos que representam a regra: jovens pobres que precisam estudar".
Ora, o que é verdade é que quem não estuda na maioria das vezes é porque não quer. O brasileiro é um tipo indolente, preguiçoso e que não quer estudar de jeito nenhum. Estudar dá muito trabalho e até aborrecimento. A julgar pelas palavras do ex. Presidente, ele próprio, que não estudou e que vive falando que cresceu na miséria, com a Mãe analfabeta, se o dito do discurso fosse verdade teria sido mais um criminoso para dar trabalho a Polícia. Ainda que não afeito aos livros foi fazer um curso técnico no Senai, que aliás é uma escola que está no Brasil inteiro oferecendo cursos profissionalizantes, sendo a maioria de graça. Há ainda o Senac que também oferece cursos profissionalizantes. Repito. A questão da violência está desligada dessa ladainha de que o crime decorre da falta de educação e da fome. Isso não é verdade. Há escolas e ninguém passa fome no Brasil pois não temos somente o Oceano, mais temos Rios, lagoas e outras fontes de alimento. Enquanto o ex. presidente da República fica falando esse monte de sandices que ouviu de algum desses intelectuais de boteco, a violência continua comendo solta. O Estado tem o dever de zelar pela segurança da sociedade e de promover a exemplar punição de todos os delinqüentes. Seja maior ou menor, não importa, cometeu um delito, de todo jeito, vai para a cadeia. Lá é que é o lugar de quem é criminoso ou ladrão. Todos sabem o tipo que não tem ou não quer recuperação; não é necessário ser um perito ou Psiquiatra para saber que quem comete delito grave e faz tumulto nas cadeias não está a fim de recuperação nenhuma. Estamos sempre a ouvir...Tumulto na Penitenciária tal, revolta na outra Penitenciária qual, e assim, temos sempre pelo menos , senão a fuga, a tentativa. Motins com reféns, incendeiam as camas, os colchões, quebram as telhas e até a Penitenciária quase toda. Como se isso fosse pouco, ainda fazem curso de seqüestro, maltrato, terrorismo e até como torturar tanto a vítima como seus familiares. Nós ficamos sempre a pagar nossos impostos e sustentar os garotinhos que estão na cadeia. Vamos dar viva a violência, pois pelo visto tão cedo ela não acabará às vezes penso que existe alguém com muitos poderes que tem interesse que as coisas continuem assim. Pois de uma hora prá outra poderá precisar dos préstimos dos meninos. É como ter uma reserva de delinqüentes para quando precisar.

QUANTA DEMOCRACIA

Dirceu Ayres
Luiz Inácio decidiu que o Brasil precisa da democracia vigente na Venezuela, um país onde ele afirmou que existe democracia até demais. Já se entendeu com o grande democrata Hugo Chávez, com Franklin Martins e com Dilma. Confiante na vitória da sua Cria já tem tudo pronto. Em primeiro de janeiro acontecerá o seguinte: O Brasil passa a se chamar Brasuela em homenagem ao berço da democracia bolivariana. A nova bandeira de Brasuela vai adotar o vermelho como homenagem aos ícones da democracia: MST Via Campesina, PT e a própria Venezuela. Franklin Martins Propaganda vai publicar o AI-13 que regerá a liberdade de imprensa e opinião. O AI-13 foi redigido com a supervisão do grande democrata Hugo Chávez. Luiz Inácio já listou os líderes democratas que o ajudarão a escrever outros 37 Ais. São eles: Hugo Chaves, Fidel e Raul Castro, Evo Morales, Mahmoud Ahmadinejad, Rafael Correa, Muamar Khadafi, Hassan al Bashir , Manuel Zelaya, Islam Karimov, Paul Biya eTeodoro Obiang Nguema . O mais importante dos Atos Institucionais, segundo Luiz Inácio será o AI-51... Mas esse ele vai cuidar pessoalmente.... Até o fim. Surrupiado um pouco do blog do Guto Cassiano. Será com esses mesmos Políticos que ainda são seus amigos (dele) que pretende fazer tudo a que se propõe?. Observe a última notícia do Jornal de Minas Gerais: POLÍTICA JORNAL DO ESTADO DE MINAS: até vereador recebeu bolsa-família Vereadores e secretários municipais engrossam a lista de 1.327 funcionários públicos que, como revela levantamento do Jornal o Estado de Minas, burlaram em 2010 o programa do governo, destinado a famílias com renda per capita mensal de até R$ 140. Acho que pode mentir com toda vontade, pois pessoas como os Políticos que nós temos podemos dizer assim: LIBERDADE DE EXPRESSÃO SIGNIFICA NADA PARA UM HOMEM QUE NÃO TEM NADA A DIZER.