segunda-feira, 11 de abril de 2011

HERANÇAS, HERDEIROS E FALTA GOVERNO

Dirceu Ayres
A PTRalhada herdou um Brasil ajustado e com a inflação controlada. Apesar de todas as crises econômicas mundiais que o FHC teve que enfrentar. Muita grana entrando e o Nobre Filho pensando que estava rico gastaram sem controle. Agora a Neta pega um país com inflação, desindustrialização, os juros subindo e muito Dollar entrando complicando nossa estabilidade. Tem que fazer ajuste para não quebrar. Passamos décadas tentando conter a inflação, quando finalmente conseguimos o povinho burro elege um traste boçal e falastrão que arregaça o orçamento e joga o país de volta à "carestia." "O CARA" parou nos anos 60, pensa em CÚba como modelo a ser seguido, vive de idéias socialistas, fez voltar a inflação, e quer reestatizar a Vale como sonho de estado forte. Se a Dentuça não levar o Brasil a sério, e por acaso perder de vez o controle sobre os preços, a marolinha que o Sebento tanto alardeava vai virar um Tsunami e lá vamos nós de novo ter que arrumar a casa. E o pior, o Sebento é bem capaz de em 2014 colocarmos a culpa da desestabilização econômica no plano Real que certamente ele vai dizer que era uma herança maldita. O Desgoverno afirma categoricamente que os combustíveis não subiram de preço... Será que esse povo nunca vai a um posto de gasolina para ver a realidade? Por aqui a gasolininha "batizada" que a PTroubras produz já está em R$2,80. E o governo dizendo o contrário. Será que estou ficando maluco? Ou o Desgoverno acredita mesmo nas mentiras que diz? Quem vai ao supermercado sabe que a inflação voltou com tudo. Os Brasileiros estão ficando tão burro com que um Parlamentar contratou mais um palhaço para assessorá-lo: NICCOLINI E OLIVEIRA, ASSESSORES DE TIRIRICA O humorista José Américo Niccolini afirmou em entrevista ao jornal O Estado de SP. Que sua contratação e a de seu colega, Ivan Oliveira, pelo deputado Tiririca (PR-SP) ocorreu, pois eles são fontes de “idéias” para parlamentá-lo. “A gente é bom para dar idéias. E a gente dá várias idéias para outras pessoas do gabinete, que as filtram”. Segundo Niccolini, eles trabalham em São Paulo em um escritório próprio, já que Tiririca ainda não possui um gabinete em seu estado de origem.

NEURITRANSMISSORES SEROTONINA, DOPAMINA, NORADRENALINA

                                                     Dirceu Ayres
Querendo ou não, emoções como insegurança, medo e ansiedade fazem parte do nosso dia-a-dia e levam, silenciosamente, ao desequilíbrio bioquímico do Sistema Nervoso Central.
PARE, REFLITA E ADOTE METAS PESSOAIS RELAXANTES!! Ofereça o que seu CORPO e seu CÉREBRO precisam e despreze o desnecessário. São várias as pesquisas científicas que vem demonstrando a estreita relação entre o equilíbrio de nutrientes e as complexas reações cerebrais. Alguns alimentos fornecem nutrientes importantes que participam da produção dos neurotransmissores, mensageiros químicos que favorecem a comunicação entre as células do Sistema Nervoso. Três desses neurotransmissores estão diretamente relacionados ao humor: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina é uma substância sedativa e calmante. É também conhecida como a substância “mágica” que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão, (Antes era chamada tristeza ou melancolia).Já, a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição. Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes do aminoácido triptofano e de carboidratos. A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue e facilitam a passagem do triptofano para o cérebro. O triptofano, uma vez no cérebro, induz à produção de serotonina que reduz a sensação de dor, relaxa e até induz e melhora o sono nosso de cada dia. Uma alimentação pobre em carboidratos, assim como uma alimentação com excesso de proteínas, por vários dias pode levar a alterações de humor e depressão. O caminho é o equilíbrio! Ainda temos de estudar muito sobre os outros órgãos que transportamos dentro de nós e que estão dispostos a nos pregar uma “peça” a qualquer instante. Vejamos os outros órgãos:

O JURAMENTO DE HIPÓCRATES

                                        Dirceu Ayres
Em uma pequena ilha do mar Egeu, na Grécia, próximo ao litoral da Ásia Menor – a ilha de Kós - floresceu no século V a.C. uma escola médica destinada a mudar os rumos da medicina, sob a inspiração de um personagem que se tornaria, desde então, o paradigma de todos os médicos Hipócrates. A escola hipocrática separou a medicina da religião e da magia; afastou as crenças em causas sobrenaturais das doenças e fundou os alicerces da medicina racional e científica. Ao lado disso, deu um sentido de dignidade à profissão médica, estabelecendo as normas éticas de conduta que devem nortear a vida do médico, tanto no exercício profissional, como fora dele. Na coleção de 72 livros contemporâneos da escola hipocrática, conhecida como Corpus hippocraticum, há sete livros que tratam exclusivamente da ética médica. São eles: Juramento, da lei, da Arte, da Antiga Medicina, da conduta honrada, dos preceitos, do médico.
Sobressai dentre eles o Juramento, a ser proferido por todos aqueles considerados aptos a exercer a medicina, no momento em que são aceitos como tal pelos seus pares e admitidos como novos membros da classe médica.O juramento hipocrático é considerado um patrimônio da humanidade por seu elevado sentido moral e, durante séculos, tem sido repetido como um compromisso solene dos médicos, ao ingressarem na profissão. O texto do Juramento de Hipócrates que hoje se encontra em vários idiomas resultou de traduções oriundas de antigos e raros manuscritos. Embora sem comprovação, se aceita que os citados manuscritos representem o inicial. HIPÓCRATES. – O JURAMENTO. "Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça." Agora, um pouco mais sobre o famoso personágem a quem a medicina tomou como PATRONO e usa seu juramento com muita honra e com muita fé. HIPÓCRATES.

HIPÓCRATES

                                       Dirceu Ayres
Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 360- 460 anos a.C., e pertence ao ramo de Cos da família Esculápio (ou Asclepíades) por descendência masculina. O termo esculápio é igualmente empregado para designar os médicos em geral, na medida em que praticam a arte de Esculápio (ou Asclepios), o Deus da medicina na época clássica. Na sua origem, o termo restringe-se aos filhos de Esculápio, Podalira e Machaon, personagem famosos, ambos médicos, e seus descendentes. Esculápio, fundador da família, ainda não era um Deus no tempo de Homero e sim o príncipe de Tricca, na Tessália, conhecido por seu grande saber médico, que, segundo a lenda, adquiriu do centauro Chiron. Segundo esta tradição, a família de Hipócrates era descendente de Podalira, único dos dois irmãos que sobreviveram à guerra de Tróia (1194-1184 a.C.). Conta-se que, ao voltar de Tróia, Podalira perdeu-se, mas foi salvo por um pastor de cabras que o conduziu a Damaithos, rei de Caria, cuja filha Syrna, que havia caído do telhado, foi tratada pelo médico. Como Damaithos estava desesperado, Podalira apelou para o que considerava o remédio ideal para queda do telhado, fazendo sangrias nos dois braços da filha do rei. "Pai das Profissões da Saúde". Hipócrates era um abnegado com relaçãoa saúde e seus conhecimentos são ainda hoje válidos. Seus escritos sobre anatomia contém descrições claras tanto sobre instrumentos de dissecação quanto sobre procedimentos práticos. Foi o líder incontestável da chamada "Escola de Cós". O que resta das suas obras testemunha a rejeição da superstição e das práticas mágicas da "saúde" primitiva, direcionando os conhecimentos em saúde no caminho científico. Hipócrates fundamentou a sua prática (e a sua forma de compreender o organismo humano, incluindo a personalidade) na teoria dos quatro humores corporais (sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra) que, consoante as quantidades relativas presentes no corpo, levariam a estados de equilíbrio (eucrasia) ou de doença e dor (discrasia). Esta teoria influenciou, por exemplo, Galeno, Foi ele que desenvolveu a teoria dos humores e que dominou o conhecimento até o século XVIII., isto é, membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde. Os dados sobre sua vida são incertos ou pouco confiáveis. Parece certo, contudo, que viajou pela Grécia e que esteve no Oriente Próximo. Nas obras hipocráticas há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, caxumba, pneumonia e tuberculose. Para o estudioso grego, muitas epidemias relacionavam-se com fatores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde as pessoas viviam. Muitos de seus comentários nos leva a crer que ele se preocupava muito com a alimentação, dormir bem e caminhar bastante. Nas doenças e na alimentação sempre o uso de érvas.

COMO JUSTIFICAR?.

                                           Dirceu Ayres
“O Meliante era doente mental”, diz um Jornalista de São Paulo. Deve ser um desses que são capazes de arrastar criancinha até a morte. É lamentável, mas a maioria dos seres humanos é composta de débeis mentais mesmo. A natureza, que os que são chamados: politicamente corretos gostam de incensar é extremamente parcimoniosa na produção da genialidade e generosa na produção de estúpidos e da estupidez. Não fosse assim nasceriam milhares de gênios pelo mundo a fora todos os dias. É por isso que, na medida em que aumenta a população, cresce de forma ameaçadora, verdadeiros exércitos de perigosos meliantes bem armados. Eles estão ao nosso lado, cruzam conosco nas ruas, ou moram na mesma rua, pululam por todos os lugares, podem ser nossos vizinhos ou até nossos conhecidos. Se não fossem os politicamente corretos que hoje dominam todos os setores da vida social e Política, de forma “especial” a redação dos veículos da mídia, decidindo o que deve ou não ir ao ar, a opinião pública não sofreria essa desinformação e acolheria as únicas soluções que restam para garantir a paz, que é a repressão implacável e constante, a pena de morte e a descriminalização do aborto e o controle severo da natalidade. Além disso, o Estado que ele afirma ser laico, (não meu amigo, não somos tão leigos assim) jamais deveria permitir que quaisquer religiões, seitas e entidades correlatas se metessem em política e na administração. Em seu Blog, O QUE PENSA ALUÍSIO, ele comenta: “Ninguém que é honesto, sério e trabalhador tem problemas com a polícia. A maioria das pessoas passa a vida inteira sem jamais necessitar dos préstimos de um advogado, seja para se defender ou ir atrás de seus direitos e não sabe sequer o que é uma delegacia de polícia. O resto é conversa fiada de sociólogos, psicólogos, terapeutas, psicanalistas, que constituem um bando de “Artistas” que querem aparecer ou ter seus quinze minutos de fama, irresponsáveis que têm a cara de pau de encontrar justificativas para atos bestiais com explicações técnicas. Os outros idiotas são os jornalistas que os ouvem”. A solução segundo ALUÍZIO em seu blog: É que todos já sabem: “FOGO NOS BOTOCUDOS!”. Acredito que o senhor Aluízio Amorim tem toda razão de pensar assim e eu também acho que é o caminho mais certo para essa gente. Esse pessoal que se diz politicamente correto, logo nos indicará um Macumbeiro que diz incorporar o Espírito de algum Mestre que além de ser uma autoridade, pertence a algum partido Político e que nós devemos seguir toda sua orientação. Putz grilo, até onde podemos agüentar isso?. Os Advogados no Brasil nunca tiveram tanto o que fazer e pessoas tidas como importantes para defender de acusações das maracutáias e outros delitos. Chega a ser meio esquisito a cara limpa de um Advogado até na TV dizer que “o cadáver do defunto estava morto.” A lei Brasileira e seus beneplácitos ajudam a procrastinar todo e qualquer processo e depois de alguns anos... Prescreve. Aí vamos justificar como e de