quinta-feira, 5 de maio de 2011

A SEDE

   Dirceu Ayres
O viajante prosseguia sua caminhada em busca da cidadezinha onde efetuaria seus trabalhos com as encomendas que iria mandar da Fábrica quando ele entregasse os pedidos. Estava o viajante morrendo de sede, perdido no meio da estrada, com um sol escaldante queimando sua cabeça, seu carro havia quebrado e ele havia abandonado, quando de repente viu uma casinha de taipa. Imediatamente chamou a porta da casa, bateu palmas e logo apareceu um garotinho mulato, barrigudo e de olhos remelentos.
- Você poderia me arranjar um copo com água?, Preciso beber água ou algum líquido urgente, pois minha garganta está queimando. Falou - o viajante. - Poderia sim, senhor! Respondeu o garoto muito solícito. Então, o menino desaparece para dentro da casa e logo volta com uma cuia preta com água que entrega ao viajante. O viajante olha meio enojado para a cuia preta, fecha os olhos e o nariz, bebe tudo num gole lento, sorvendo o líquido que naquele momento era um milagre. - O senhor achou muito ruim? – perguntou o menino. - não, por quê? Perguntou o homem que já estava ficando desconfiado do jeito do menino. - É que tinha um rato morto dentro do pote! E eu não pude tirar. - Seu filho de uma égua! - esbravejou o viajante muito furioso. - Na hora que eu te pegar, quebro essa desgraçada cuia na sua cabeça! - Faz isso não, moço, que essa cuia é da minha mãe mijar dentro! E se o senhor não gostou da água, tudo bem, mas não quebre a cuia não, porque pode ser que o meu Pai não goste e vá atrás do senhor e corte o seu “peru” Pois é o que ele sempre faz quando está com raiva. O viajante procurava se controlar, respirava devagarzinho e procurava um lugar com um pouco de sombra para arrumar os pensamentos. De repente uma mão magra foi posta em seu ombro, - senhor está se sentindo bem? O viajante se virou e viu uma velha senhora bem magra, tão magra que era possível ver seus ossos através de seu transparente vestido de chita. Tinha um seio para baixo o outro para cima, grandes e moles, completamente desdentada, cabelos desgrenhados cheirando a bebida barata e ruim, um pedaço de cigarro com palha de milho jazia no canto da boca e para completar o quadro, duas pernas finas e brancas com muita poeira cobrindo os ossos. Da boca, saia uma baba gosmenta e constante junto com a fumaça do cigarro.O viajante como se fora mordido por um cachorro doido, disparou a correr pela estrada e não parou até chegar à cidade que prá sua sorte era a mesma cidade que ele vinha procurando.

A TRAGÉDIA COM O PEQUENO JOÃO.

                Dirceu Ayres
Queria falar sobre João Hélio Fernandes. João foi morto de forma estupidamente selvagem por marginais que para tomar o carro de sua mãe o arrastaram, seu corpinho estava para fora do carro, enquanto os marginais dirigiam ferozmente pelas ruas da zona norte do Rio de Janeiro. João tinha seis anos. Mas a pergunta que não quer calar é: de quem é a culpa? O que fazem os Políticos? Os legisladores?.
A culpa direta seria dos selvagens que roubaram o carro e, mesmo sabendo que havia uma criança com o corpo pendurado para fora, continuaram acelerando. Esses devem ser punidos, não há o que discutir aqui. Mas e a outra culpa? A culpa dos verdadeiros responsáveis que faz com que selvagens como esses estejam se multiplicando por aí? Essa, para mim, fica em Brasília e nas mãos de todo o empresário que se corrompe.
Somos, em âmbito internacional, uma economia forte. O dinheiro, bem ou mal, entra. Mas não chega às camadas mais baixas porque pára na corrupção de nossos políticos e no empresariado. É ali que ele é distribuído, na forma de mensalões, sanguessugas e comissões ilícitas, desvios outros. Fica por ali, para que a classe que nos domina tenha vários carros, aviões particulares, Grande fazendas inoperantes, dinheiro depositado em bancos suíços para eventuais emergências. Quem chega ao poder para ajudar às classes mais baixas? Pouquíssimos. A maioria é que chega com um plano de enriquecimento, a fim de garantir o seu e o de sua família pelos próximos anos. E, por conta dessa fome de poder e de dinheiro, o dinheiro que nunca chega à base da pirâmide. Se não chega, não há como garantir o básico: saúde, educação, segurança. Sem isso, o homem vira bicho, vira um animal, capaz de despedaçar o corpo de uma criança pelas ruas da cidade. Tudo fica ainda mais feio se esse cidadão, que nunca teve oportunidade na vida, que sempre foi um vazio de moral, sai às ruas e vê, nos sinais, nossos homens do poder e status dentro de carros blindados, avançando sinais vermelhos com medo de serem, cedo ou tarde, vítimas de um marginal, um menino que não teve a menor chance de ser alguém na vida, e que acabou se transformando em um monstro. Agora, preparem-se: um grande show de hipocrisia varrerá nosso país. Esses mesmos políticos que têm as mãos sujas de sangue darão entrevistas mostrando-se desconsolados com a violência, e prometendo, pelo povo, mudar a lei, ou fazer de tudo para que os verdadeiros culpados sejam punidos. Dirão isso e entrarão em seus carros blindados para ir jantar em algum restaurante de luxo. Não tenho nada contra ser milionário, desde que, o meu redor, não haja gente que não tem o que comer. Seremos nós, então, os culpados? Nós que reelegemos essa gente? Nós que não arregaçamos as mangas para entrar na vida pública e tentar mudar o cenário? Não há como tirar a culpa que existe em cada um de nós. Simplesmente, não há. E enquanto continuarmos passivos, revoltados apenas da porta de casa para dentro,ou da boca prá fora, como dizia minha mãe, enquanto nossa classe dominante continuar desviando verba pública, verba do povo, verba que poderia ser usada em saneamento, em escolas, em segurança, para o enriquecimento próprio, nossos pequenos e indefesos Joãos continuarão a pagar as desgraçadas contas que virão. E que essa seja, talvez, de tão horrenda, a verdadeira tragédia com o pequeno João.

O GRAU MÁXIMO DE CINISMO

CÍNICO DEMAIS
                  Dirceu Ayres
Assim que Lula receber os US$ 500 mil da LG na Coréia terá ultrapassado, em poucos meses fora do governo, o seu primeiro milhão de dólares. Atenção! Ele não vai abrir mão, nem assim, da Bolsa Ditadura, aqueles R$ 6 mil que nós lhe pagamos por ter lutado por nós, entenderam? Se Lula fosse o Lula do mito, não o Lula que há, essa dinheirama toda iria, sei lá eu, para o Bolsa Família ou para algum fundo que cuida de criancinhas desamparadas. Não estou cobrando dele nada que não seja fornecido pelo seu próprio discurso.Esta é a mística do PT? Ele é a encarnação do povo contra seus inimigos. É a redenção de uma classe. LULA RECEBE A GRANA DA BOLSA DITADURA JUSTAMENTE PORQUE O ESTADO, ENTE LEGAL QUE REPRESENTA TODOS OS BRASILEIROS, É CONSIDERADO CULPADO POR SUA PRISÃO. Então vamos ver: quando é para Lula receber uma grana, o estado brasileiro é o responsável pelo eventual malefício de que foi vítima — não houve nenhum, é bom ficar claro; o mito só cresceu. Quando é para gozar as benesses decorrentes da posição que ele alcançou neste mesmo estado, então aí os benefícios são privados? Quer dizer que Lula ganha uns trocos por conta do estado ditatorial e recebe muitos outros trocos por conta do estado democrático? Não dá! Ou ele abre mão da Bolsa Ditadura ou doa a grana do Bolsa Palestra. “Ex-presidentes no mundo inteiro dão palestras remuneradas; FHC também!” Eu sei. Não estou dizendo que haja nisso um mal em si. Estou como sempre — ainda que seja inútil; mas eu faço coisas inúteis de vez em quando… —, cobrando coerência do companheiro. E só para não deixar passar, né?, Ou eu não seria eu: há uma diferença de circunstâncias que pode fazer alguma diferença… O palestrante FHC não tinha e não tem nenhuma interferência no governo petista. O palestrante Lula, como admitiu ontem Rui Falcão, é quem dá a última palavra no partido — e isso significa que ele tem um brutal poder no governo.
Por Reinaldo Azevedo
04/05/2011 às 17:02

ESCURIDÃO.

                                                   DIRCEU AYRES
Em uma noite escura, conversava ao redor de uma fogueira, eu e mais uns amigos. Naquele local, pairava no ambiente algo sombrio, na escuridão reinante no local, no ar que nos tentávamos respirar, do local onde estávamos, poderiam respirar certo grau de mistério, algo que não podíamos ver, estava também presente. Poderíamos até dizer que era um ambiente lúgubre, assustador e frio. Só a fogueira nos iluminava. Por acaso nós também estávamos a falar sobre consciência sujas, lúgubres, doentias e até assustadoras. Falávamos exatamente sobre as pessoas que agem sem escrúpulos, sejam de que categoria, profissão ou fé elas sejam ou professem. Serão sempre pessoas ruins. Gente má, desgraçadamente má. Essa gente nunca terá uma hora de consideração seja a quem for. Às vezes penso que Deus anda tão ocupado que deixa para depois o castigo “devido” a essa “raça” que em minha opinião nunca terá jeito, a não ser pelos castigos divinos. Mentes assustadoramente, falsas, doentes, más, doença de malvadeza para com os outros seres humanos, na verdade poderíamos dizer que essas mentes estão sempre em uma total e plena ESCURIDÃO. Quando eu era pequeno minha mãe sempre dizia que nós nascemos com espírito, más, Alma nós teremos de criar, é tão certo esses dizeres que ouvimos sempre alguém dizer de uma pessoa malvada que essa pessoa não tem alma, é desalmado. Agora fico pensando, será que somos um estereótipo de um ser diferente? Ou algum tipo de ser cheio de faceta e “burro”? Pois não consigo entender nenhum deles, Isso realmente me incomoda. Também chego a pensar que eles é que devem ter algum tipo de faceta ou estilo diferente de conviver com as outras pessoas que com elas tem o desprazer de conviver. Elas sim são pessoas com acentuada discrepância com relação às outras. Serei sempre um observador desse tipo de criatura e me consolo ao saber que para haver equilíbrio ecológico uns animais nascem para ser alimento dos outros, serão comido para dar continuidade às espécies. Sempre foi assim e acredito que sempre será. Para que haja luz, necessário se faz à sombra. O nascer e o morrer fazem parte da própria vida, são parceiros da mesma energia que move a roda da vida. Por certo, a Escuridão e a Claridade, são energias ou lei do mesmo comando. Assim absorto em meus pensamentos procurava não me incomodar com aquela situação que poderia causar até uma depressão. Que local estranho, calmo mas sem vida, só a escuridão. Não havia cheiro de rosas silvestres ou mesmo de folhas caídas e molhadas após uma chuva, aquele cheiro característico de mato molhado. Só a fogueira era nossa companheira a espera que o dia raiasse. Tinha medo que a solidão me acabrunhasse ou me trouxesse o desespero, aí sim, seria um desespero horrível, sozinho comigo mesmo a pensar nas coisas da vida ou na vida atabalhoada que eu levava, más a força universal que a tudo governa já havia providenciado o clarão da aurora e o amanhecer do dia fez dissipar os pensamentos de medo, angústia e solidão que habitava em nós durante toda noite. Então pude rezar, agradecer a Deus por ainda estar vivo e continuar nessa terra, juntar meus trapos e..., Pé na estrada, fui prá casa.

NINFA OU DEMÔNIO NA PAJUÇARA

                                                            DIRCEU AYRES

O sol ardente queimava mais ainda seu corpo já enegrecido pelos banhos de mar. As ondas tão brancas, quanto às nuvens que pairavam no céu azul de brigadeiro, a brisa quebrava-se com violência de encontro a seu corpinho curvilíneo. Sugando o ar, beijando a água, acreditando numa carícia envolvente e, com as mãos molhadas, espalhava a espuma branca com certa volúpia sobre seu corpo. A própria mentalização de uma ninfa, de repente, um carrão. Vermelho como o carro do profeta Isaías, seus olhos caíram na silhueta de quem havia parado para apreciar aquela magnânima beleza e, como impelida pelo desejo de demonstrar o quanto à mãe natureza tinha sido bondosa consigo, fixou o corpinho frente aos olhos experientes do velho “Guerreiro” com o vento a sacudir seus lindos cabelos negros, e num gesto cruzado, se atirou em direção ao velho Gálaxie parado. “Poderia me oferecer um cigarro, Senhor, acesso se possível?” Como negar, até o carrão se pedisse? Encostou-se no pára-lama cereja metálico, tragou, deu profundo suspiro “Obrigado”. Por alguns minutos ficou como a trocar comprimentos no olhar. As exuberantes e exíguas peças negras de seu mini vestuário marcavam com precisão absoluta e milimétricas as curvas que faziam os contornos de seu corpinho bronzeado e como se isto não bastasse, movimentava-se em ritmos estudados e cadenciados, maltratando a mente cansada do piloto “Guerreiro”. A ninfa com cerca de 16 ou 18 anos, sorriu com ar ingênuo e soltou um “lindo” baixinho, mas, bem pronunciado, e depois como num sopro: lindo, lindo, lindo por três vezes e o velho “Guerreiro” nada ouvia, estava como petrificado. Levantou-se saiu do velho Ford companheiro de tantas aventuras, e desventuras, acostumado a ver e participar de tantas peripécias olha-o e este continuava indiferente a tudo e a todos. Olhou o sol, meio dia, puxa vida, calor externo violento, interno ainda mais, dose para elefante quem seria aquela frágil criatura que consciente ou inconscientemente sabia ser tão cruel? Pensava consigo próprio e como para se consolar, disse de si para si “Não! Não pode ser normal, deve ser neurótica de personalidade psicótica com algum trauma de infância ou algum sentimento profundo e doentio”. E lá se foi a Ninfa, rindo fazendo caretas própria de sua idade. Mas, seria mesmo uma Ninfa, ou o Demônio provocando para matar mais um? Que arrisco..., O carrão correu, passou junto, breve aceno.Quem sabe? Talvez um dia (se não for o Demônio), o velho Guerreiro hoje no estaleiro, possa ir a forra.