sexta-feira, 20 de maio de 2011

AS DORES DO CORAÇÃO !!!

                                                           Dirceu Ayres
Hoje é um daqueles dias que sentimos solidão!. Fiquei pensando qual seria o tema desse escrevedor para a situação. Primeiro pensei escrever e achei por bem falar de algo que esta me deixando triste e ao mesmo tempo preocupado Muitas pessoas andam sofrendo do coração, mas não sofrem de problemas cardíacos, elas sofrem é de amor!!. É um mal que ataca todo tipo de pessoa, podem ser mulheres famosas, mulheres pobres, ricas, gordas ou magras, brancas, amarelas ou de cor, ou seja, de qualquer raça, o problema do coração ataca sem classe social ou gênero, pois os homens também sofrem de amor. Até mesmo esse escrevinhador já foi acometido desse mal. Hoje eu estou um pouco triste com o meu ex. amor e por isso me deixei influenciar por esse tema. Porque será que tantas pessoas sofrem de amor?. Eu sinceramente acho que as pessoas têm muita dificuldade em aceitar as diferenças e falhas do parceiro (eu também) e acabam esperando que eles adivinhem seus pensamentos. Só que todos nós sabemos que amar o outro é se entregar sabendo que eles vão nos dar o que podem e se compreendemos que eles nos amam de uma maneira diferente teremos um relacionamento baseado em muita felicidade e respeito. Entretanto, o que se vê são pessoas infelizes batendo cabeça e entrando em relacionamentos que já nascem fracassados as mulheres no geral tem esperado demais dos seus parceiros e como eles não são capazes de lhes darem o que desejam encontramos relacionamentos desfeitos. É uma pena porque amar é muito bom, principalmente quando se encontra uma pessoa que é capaz de realizar todos os seus desejos, eu tenho essa pessoa e mesmo estando um poço triste hoje sou capaz de dizer que amo minha ex. namorada demais e que por ela sou capaz de fazer muitas coisas. Eu sei que o amor dói muito, pois às vezes por uma pequena coisa, ficamos magoados, mas ele sempre vale apena, não deixem de amar. A vida com alguém que se ama sempre é muito bom. E acima de tudo nunca deixe passar a oportunidade de amar uma moça como a figura que se encontra em cima do texto. Com mulheres assim mesmo dividindo com o vizinho amigo, nada vai doer. Sejamos sempre felizes. Pois larga essa de homem com homem ou mulher com mulher, faça um par mácho e fémea e deem as mãos vão prá um motel ou constituam uma família, tenham uma residência, filhos, esposa e até amantes, mas estejam naquilo que chamamos de normal.

LIMPE SEUS RINS POR MENOS DE UM REAL (1.00)

                                                              Dirceu Ayres
Limpe seus rins por menos de R$ 1,00 Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros intoxicantes que entram no organismo. Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso? De um modo simples e barato: Pegue um maço de salsas e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira. Beba um copo todos os dias, e você vão perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina. Você vai notar a diferença! Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins. E é um remédio natural! A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).Isso é três vezes mais que a laranja. A salsa contém também ferro (5.5mg /100g), magnésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g) .. Sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual. Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro. O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia.As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.MUITO BOM PARA HIPERTENSOS.Você vai notar a diferença! Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins. E é um remédio natural! Sobre a Salsa A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).Isso é três vezes mais que a laranja. A salsa contém também ferro (5.5mg /100g), manganésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g) . De acordo com o Padre Kniepp, essa planta é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo,sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual. Sua alta concentração de vitamina C, ajuda na absorção de ferro.O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia. As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão óptimo sabor a qualquer receita.

O VINAGRE E SEUS MILÁGRES

      Dirceu Ayres
O vinagre provém da fermentação de uma bebida alcoólica e quase sempre o mais indicado é feito da cidra ou do vinho. Nela, o álcool se mistura ao oxigênio contido no ar para desaparecer e se transformar em ácido acético e água. Muito simples de ser preparado, o vinagre é, entre outras coisas, dotado de uma vasta gama de vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e várias enzimas. Mesmo depois de 10 000 anos há ainda quem pense que no vinagre há toda sorte de virtudes que podem lutar contra a artrite, osteoporose, cânceres, azia, diarréia e outras tantas doenças, além do combate ao envelhecimento. Os poderes curativos e profiláticos provenientes do uso do vinagre vêm desde os tempos mais remotos até o reconhecimento científicos dos nossos dias. Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra. Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate à anemia) e cálcio. Cientistas têm mostrado que se for adicionado vinagre à água onde está mergulhado um osso, o cálcio do osso será extraído e ficará depositado no fundo recipiente. Hipócrates, o pai da medicina costumava tratar seus pacientes com esta bebida. Utilizada como desinfetante e, inclusive, ainda hoje, alguns hospitais fazem uso do vinagre que tem assegurado sua eficácia não apenas em matéria de saúde e suas qualidades nutrientes, mas também por sua composição competente para fins antisépticos. Nota da editora: procedemos com um experimento usando cascas de ovos, substituíndo um osso, que foram fervidas por vinte minutos, numa mistura de água e vinagre na proporção de 03 copos de água e um de vinagre da marca Peixe. Após a retirada das cascas de ovos do recipiente uma casca foi usada para teste que consistiu em raspagem. Foi observado que um pó se desprendia com facilidade. Consideramos que o vinagre utilizado por não ser de cidra e também por ser excessivamente filtrado não obtivemos melhores resultados. Essas qualidades anti-sépticas ( ele mata os micróbios ) e antibióticas ( contém bactérias que são " inimigos " de micro-organismos infecciosos ) estão provadas. Os cientistas não conseguem ainda explicar todos os seus efeitos e aplicações. Os tipos de vinagres são tão variados quanto as espécies de maçãs; mas uma coisa é certa: quanto mais natural for o produto, mais essas qualidades serão reforçadas. Um teste muito simples para isso: se não houver nenhum depósito no fundo da garrafa é sinal de que ele foi muito filtrado; senão, com o depósito quieto do fundo da garrafa você pode preparar o melhor dos vinagrete. Propriedades curativas:
O vinagre de cidra tem propriedades muito parecidas com a química dos sucos gástricos secretados pelo estômago e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde. Talvez seja essa a razão pela qual deduz-se que ele facilite à digestão. Curiosamente, encontra-se, ainda, médicos que recomendam que se faça uso de duas colheres de vinagre após as refeições, regularmente, para evitar intoxicações alimentares, tal como antigamente. O envelhecimento, problemas cardíacos, câncer e catarata são sintomas do mal causado pelos radicais livres sobre o organismo. Os antioxidantes absorvem os radicais livres. O betacaroteno que há no vinagre é um antioxidante poderoso. Enfim, o vinagre trata de certas afecções da pele porque o Ph é o mesmo de uma pele saudável. Picadas de abelhas, vespas ou efeitos da água-viva podem ser aliviadas, se sobre o local atingido for posto uma mistura de água com vinagre e em seguida deixar o local atingido exposto ao sol por alguns minutos; um banho de água morna com um copo de vinagre adicionado à água, por exemplo, podem amenizar a sensação de ardência e queimadura; o alívio da coceira provocada pelas picadas de mosquitos também pode ser propiciado, passando um algodão com vinagre.

A MAQUIÁGEM NAS MULHERES

                Dirceu Ayres
Há muito tempo, muito antes dos nossos avôs e bisavós, já havia a polêmica: Se a mulher deveria recorrer ou não aos recursos artificiais para embelezar-se, livrarem-se dos “pés de galinha”, as famigeradas pregas do rosto e travar a luta de foice contra o “tempo e o envelhecer”, como já dizia Shakespeare!. É deveras uma das mais enrugadas e engelhadas questões da humanidade, principalmente das mulheres que agora alcançam o seu momento máximo, que chega a seu clímax com o já famoso... Botox. Em meados do século XIX, o poeta Charles Baudelaire, já fazia um chamado para que as mulheres superassem as “imposições” do tempo, as marcas da Natureza e chegada da velhice. Charles Baudelaire dizia: “A mulher tem todo o direito, aliás, ela está até mesmo cumprindo uma espécie de dever, quando se dedica a aparecer mais bela, cheia de curvas quase sobrenatural”, pregava no seu breve ensaio “Elogio à maquiagem”. Segundo o francês, um dos inventores do que chamamos hoje de modernidade, não importava qual fosse o truque feminino, o que valia era o seu efeito irresistível. Vocês se lembram da moça linda que aparecia no Filme “La Violeteira” cantando a música –Au-di-lá, que glória, belíssima morena. E vocês, meus amigos, que acham? Opiniões serão bem-vindas. E ficam ai as minhas opiniões e conselho as senhoras e senhoritas. Maquiem-se, usem Botox se preciso for, fique bela para agradar seu homem, asi mesma ou a quem lhe interessar. Use sua beleza como uma ferramenta para tudo que você tiver que fazer. Faça como dizia Dorival Cayme com aqueles versos maravilhosos que dizia mais ou menos assim: “Pinte esse rosto que eu gosto e que é só seu”. Ou “Você é bonita com o que Deus lhe deu”. Com todos aqueles lápis que lhe fazem uma criança brincando de colorir o desejo tenha ou não tenha um belo cavalheiro no seu horizonte, no seu lado criança de ser. O importante de verdade é que você deve cuidar mesmo com todo vigor da Juventude que lhe resta, cuidar de ter uma boa aparência, cuidar de sua jovialidade e fazer parecer que está tudo bem ou que está de bem com a vida. Se você não se gostar...Quem vai gostar de você?. Ame-se, devote mais um pouco de amor a si mesma, pois se amando nem sequer adoecerá viverá mais e com melhor qualidade de vida. Quando digo...Maquiar-se, é de verdade se embelezar e não proceder com falsetes, tipo “maquiar” a sua postura, sua conduta e lidar com as pessoas sem ”mascaras”, isso é não falsear ou maquiar seu proceder. E quando preciso for, faça a cirurgia plástica, seja onde for em qualquer parte de seu corpo ou nas extremidades, mas...Faça. Não tema, o “Bicho” é sempre do tamanho que nós fazemos, o medo só atrapalha. Confie no seu Deus, confie no Médico que você conhece ou escolheu seu Anjo da guarda e seu Deus estará sempre e durante todo tempo junto a você, eles não te abandonarão, pois você é uma filha da Divindade... Não tema, também é irmã das estrelas, dos Planetas e movida pela energia de vida que os Místicos chamam de “FONTE” a energia do Universo, parte de um Deus, o criador e mantenedor de todas as coisas e elas não usam maquiagem para conosco, são corretas e cuidam de nossas vidas, vá, sem medo estará protegida.

MAIORIDADE PENAL E HIPOCRISIA

                                                       Dirceu Ayres
Toda vez que um menor comete um crime repugnante (homicídio, estupro, latrocínio), volta o debate sobre a maioridade penal. O essencial mesmo sendo dito e repetido muitas vezes, nada acontece. Aos poucos, o horror do crime vai sendo esquecido. Não é por preguiça, não senhor, é por hipocrisia mesmo. Preferimos deixar para lá, até a próxima vítima que será covardemente assassinada, digo, covardemente, porque custamos a contrariar alguns lugares-comuns de nossa maneira de pensar. A prisão é uma instituição hipócrita, cheia de hipocrisia por parte dos que a administram e isso é desde sua invenção. Ela foi criada para proteger o cidadão mesmo sendo perigoso, evitando que os lobos o devore na jaula ou na rua, e pune o criminoso, constrangendo seu corpo. Mas nossa alma “generosa” dorme melhor com a idéia de que a prisão é um empreendimento reeducativo, no qual a sociedade cuida de suas ovelhas soltas ou desgarradas. A versão nacional dessa hipocrisia diz que a reeducação falha porque nosso sistema carcerário é brutal e inadequado. Essa caracterização é exata, mas qualquer pesquisa, pelo mundo afora, reconhece que mesmo o melhor sistema carcerário só consegue “recuperar” (eventualmente) os criminosos responsáveis por crimes não-hediondos. Quanto aos outros, a prisão serve para punir o réu e proteger a sociedade. Em geral, para evitarmos admitir que a prisão serve para punir e proteger os delinqüentes, e não para educar, muda-se o foco da atenção: “Esqueça a prisão, pense nas causas”. Preferimos, em suma, a má consciência pela desigualdade social à má consciência por punir e segregar os criminosos. Ora, a miséria pode ser a causa de crimes leves contra o patrimônio, mas o psicopata, que estupra e mata para roubar, Não é fruto da dureza de sua vida ou da que ele sempre levou em família ou fora dela. Por exemplo, no último número da “Revista de Psiquiatria Clínica” que lí (vol. 33, 2006), uma pesquisa de Schmitt, Pinto, Gomes, Quevedo e Stein mostra que “adolescentes infratores graves (autores de homicídio, estupro e latrocínio) possuem personalidade psicopática e risco aumentado de reincidência criminal, mas não apresentam maior prevalência de história de abuso na infância do que outros adolescentes infratores”. A má consciência por punir e segregar é especialmente ativa quando se trata de menores criminosos, pois, com crianças e adolescentes, temos uma ambição idiota e desmedida: queremos acreditar que podemos educá-los e reeducá-los, sempre e rapidamente. A “Revista de Psiquiatria Clínica” (vol. 31, 2004), Jorge Wohney Ferreira Amaro publicou uma crítica fundamentada e radical do Estatuto da Criança e do Adolescente. Resumindo suas conclusões: Em suma, a maioridade penal poderia ser reduzida para 16 ou 14 anos, mas não é isso que realmente importa. A hipocrisia está no artigo 121 do Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo o qual, para um menor, “em nenhuma hipótese, o período máximo de internação excederá a três anos”. Ora, a decência, o bom senso e a coerência pedem que uma comissão, um juiz especializado ou mesmo um júri popular decidam, antes de mais nada, se o menor acusado deve ser julgado como adulto ou não. Caso ele seja reconhecido como menor ou como portador de um transtorno da personalidade, o jovem só deveria ser devolvido à sociedade uma vez “completado” seu desenvolvimento ou sua cura -que isso leve três anos, até os 50 anos se for preciso. Legilasdores, homens que sabem o que é a dor de perder um parente façam alguma coisa e tome atitude acertada.

FRANCENILDO FAZ PERGUNTAS A PALOCCI

  Dirceu Ayres

“Por que ele não explicou de onde veio o dinheiro? Na minha época eu tive que explicar”, disse ao site de VEJA, indagado sobre o que achava do salto patrimonial do ministro da Casa Civil. Francenildo refere-se ao dia 17 de março de 2006, quando teve sua conta na Caixa Econômica Federal (CEF) violada um dia depois de ter dito, em depoimento à CPI dos Bingos, que vira Palocci na casa no Lago Sul, área nobre de Brasília, frequentada por lobistas da chamada "república de Ribeirão". À imprensa, teve de dar explicações sobre os 38.860 reais que recebera. A suspeita é que seria dinheiro dado a ele para falar mal do então ministro da Fazenda, um dos mais influentes da Esplanada dos Ministérios. Mas o que todo o país soube naquele dia é que Francenildo é filho bastardo do empresário Eurípedes Soares. E que, recusando-se a registrá-lo como filho, acertou com ele a entrega de 30.000. Uma espécie de prêmio de consolação. “Eu fiquei arrasado”, diz. Para ele, Palocci também deveria dizer o que fez para passar dos 375.000 declarados em 2006 para os 7 milhões em 2010, enquanto exerceu o mandato de deputado federal. “O cara que não dá explicação de onde veio o dinheiro é porque o dinheiro é suspeito”, afirma. “Será que o Coaf vai agir tão rápido dessa vez?”, indaga, em alusão ao pedido da oposição para que os ganhos do petista sejam investigados. Em sua defesa, o ministro da Casa Civil afirma que o aumento de patrimônio deve-se às atividades de sua consultoria – o que, isoladamente, de acordo com o procurador- geral da República, Roberto Gurgel, pode até configurar desvio ético, mas não é crime. Caça ao Palocci. O governo conseguiu impedir uma nova votação para convocar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Ontem, três pedidos de convocação, encaminhados também pela oposição, foram derrubados.O presidente da comissão, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), decidiu cancelar a reunião após avaliar que a base governista se articulou para evitar o quorum, o que impossibilitaria a votação.

CIENCIA E ESTUDOS DA MAGIA

                                                               DIRCEU AYRES
O ser humano é capaz de imaginar a vida além ou à parte de seus sentidos Corporais. A ciência está perenemente em conflito com a magia. O universo do astrônomo, do físico e do biólogo é um universo mecânico porque foi moldado por cientistas cujo espírito, através de hábito e de treinamento, funciona mais livremente segundo certo sentido estereotipado. E o homem comum, prefere os pronunciamentos do cientista aos do místico, portanto, o universo do cientista é o universo do homem comum. O homem comum ou normal torna-se cônscio ou sabedor de acontecimentos do mundo natural por meio de mensagens conduzidas ao espírito através de um ou mais de seus sentidos. Se qualquer deles é supernormalmente agudo, poderá perceber o que está oculto a outros homens, e saber o que está além do horizonte mental dos seres humanos normais. Se alguém possui um sentido extra, um modo de percepção diferente é capaz de adquirir conhecimentos que não poderão ser obtidos diretamente pelos demais. Estes só poderão adquiri-los pela fé, isto, é acreditando na história que lhes conta o homem “SENSÍVEL” de faculdade paranormal. Os homens “sensíveis” são pessoas que possuem certas peculiaridades físicas ou psíquicas que a ciência ainda não explicou. As coisas ocultas que lhes são revelados são fenômenos naturais, e a percepção que têm deles são conduzidas à mente quer pelas vibrações eletromagnéticas que lhes estimulam os nervos, quer por alguma “Força psíquica” que não é absurda nem inacreditável. A magia é apenas a distorção de fatos científicos mal compreendidos. (vamos relembrar um pouco?) Quando a ciência se emparelha, com a magia, esta deixa de existir e se transforma em “Fato científico”. Aqui temos um exemplo: O curare, já foi há tempos. A mágica dos feiticeiros selvagens fazia dormir, extrair dentes, curar feridas e todos os problemas que a tribo tinha, era resolvido induzindo no “paciente” o preparado com CURARE. A ciência dizia que tudo aquilo era devaneio. MÁS, quando a forma ocidentalizada de feiticeiro, que hoje chamamos de cientista, investigou a questão “descobriu” o curare em seu laboratório químico, pelo que tal substância se tornou coisa muito mais respeitável, começamos a usar o curare na anestesia geral em pacientes que precisavam de intervenções... Mais profunda e de mais responsabilidade, a chamada cirurgia de risco. Com esse sistema tornava mais confortável à recuperação do paciente, fosse qual fosse à gravidade da doença ou a dificuldade da cirurgia em que médico e paciente se encontravam envolvido. Com muita propriedade podemos citar aqui outro conhecido exemplo, A ASPIRINA. Na verdade conhecida de nossos antepassados como Salgueiro ou Chorão.A ASPIRINA Estados unidos, Itália, Espanha, Arábia Saudita, Egito, Catar, Iraque, Irã, Ilhas Maurício, Bangladesh, Austrália, Malásia, China, Coréia, Nepal e Trinidad&tobago, Cuba, Panamá e México. A História da Aspirina. Desde 400 a.C., era de conhecimento que a febre poderia ser baixada ao mastigar um pedaço de casca de Salgueiro. O agente ativo presente na casca desta planta foi identificado em 1827, como sendo um composto aromático, a Salicina, que poderia se transformar facilmente em álcool salicílico, por simples hidrólise. O álcool salicílico, por sua vez, poderia ser oxidado, dando origem ao ácido salicílico. O ácido salicílico possui alta e efetiva ação sobre redução de febres, com atuação analgésica e antiinflamatória. Entretanto, descobriu-se que ele possui, também, alta ação corrosiva às paredes estomacais. Sendo assim, o seu uso não é recomendado com freqüência diária. Aspirina é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) e também um antiplaquetar, utilizado como anti-inflamatório, anti-pirético, analgésico e inibidor da agregação das plaquetas sanguineas. Aspirina em alguns países é ainda nome comercial registado, propriedade da farmacêutica Bayer para o composto ácido acetilsalicílico. No entanto é igualmente reconhecido como nome genérico do princípio activo, e é por esse nome que é habitualmente referida na literatura farmacológica e médica. É o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo. Em 1999 a Aspirina completou 100 anos. A História: Salgueiro ou Chorão. No século V antes de Cristo Hipócrates, médico grego e pai da Medicina científica, escreveu que o pó ácido da casca do Salgueiro ou Chorão (que contém salicilatos mas é potencialmente tóxico) aliviava dores e diminuia a febre. Este remédio também é mencionado em textos das civilizações antigas do Médio Oriente, Suméria, Egipto e Assíria. Os nativos americanos usavam-no também, para dores de cabeça, febre, reumatismo e tremores. O reverendo Edmund Stone, de Chipping Norton no condado de Oxford, Reino Unido, redescobriu em 1763 as propriedades antipiréticas da casca do Salgueiro e as descreveu de forma cientifica. O princípio activo da casca, a salicina ou ácido salicilico (do nome latino do Salgueiro Salix alba) foi isolado na sua forma cristalina em 1828 pelo farmacêutico francês Henri Leroux, e Raffaele Piria, químico italiano. Em 1897 a firma farmacêutica alemã Bayer conjugou quimicamente o ácido salicílico com acetato, criando o ácido acetilsalicílico (aspirina), que descobriram ser menos tóxico. A aspirina foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da fármacia e não recolhido na sua forma final da natureza. Foi a primeira criação da indústria farmacêutica. Persistem dúvidas se foi Felix Hoffman (como afirma a Bayer) ou Arthur Eichengrun (de acordo com vários peritos) que inventou o método que criou a aspirina. Se o paciente acreditar com muita fé no médico e também seguir as orientações de seu mestre, ou as palavra místicas sobre a evolução e a capacidade do organismo ajudar na cura, já estaria chegando com muito mais rapidez ao restabelecimento, pois agora basta o paciente tomar suas medicações nas horas certas e seguir a orientação de seu médico, ficará bom em pouco tempo. Assim, graças ao CURARE, (Também o AAS) passamos a ter menos sofrimentos, menor tempo para se restabelecer gerando pouco tempo de hospitalizações o que gera mais leito livre para uso do hospital. Isso me leva a crer que CIENCIA E MAGIA ou Ciência e Psicologia, podem e devem andar de mãos juntas para benefício da humanidade. Com isso ou agindo assim, estará o médico seguindo as palavras de HIPÓCRATES: “Nada deve ser omitido numa arte que interessa a todo mundo, que pode ser benéfica para o sofrimento da humanidade e que arrisca a vida ou o conforto humano”. Em assim sendo, o médico estará também seguindo o primeiríssimo juramento: “ANTES DE TUDO NÃO DANIFICAR”.