sexta-feira, 8 de março de 2013

PRELÚDIO



   Dirceu Ayres

Nome que poucos conhecem ou de pouco conhecimento das pessoas, muito embora saibamos que o nome PRELÚDIO seja interpretado como: aquilo ou aquele que precede ou anuncia, avisa o que poderá acontecer. Não sou Jornalista profissional e não posso me considerar o que as pessoas chamam de Nativo Digital senão um Migrante Digital. Porém, há uma coisa certa, existe mesmo certo ar de Prelúdio que vamos ver de agora em diante nessa famigerada corrida ao Tesouro com a aproximação da Eleição. Podemos observar que alguns políticos em suas falas usam o mesmo costume de falar com sofismas conseguem se acomodar e criar uma Simbiose entre os que comungam dos mesmos pensamentos ou interesses deles. Um País que tem cerca de um cento de presidiários e mais de três vezes isso com ordem de prisão já expedida que se porventura fossem capturados as cadeias não caberiam não tendo, por conseguinte onde colocar todos eles. Esse é um retrato de um país que tem uma multidão de miseráveis que passam fome e vivem abaixo da linha da pobreza. Um exame de consciência lhe levará com certeza a se perguntar: Como podemos construir longas estradas asfaltadas em países no exterior, doar dinheiro para outras nações, fingir que não conseguirmos ver os salários acima do teto já estabelecido, contratos superfaturados que se paga junto com as propinas a alguns protegidos. E nós sabemos que alguns políticos vivem nababescamente como se fossem um moderno SARDANAPALO e suas protegidas não ficam para trás e agem como atuais Messalinas. Dinheiro de nosso governo é posto na Venezuela e a morte do caudilho venezuelano, chorada pelos socialistas e festejada pelos demais, pode ser vista como tragédia para os primeiros ou como uma dádiva divina pelos últimos, uma espécie de "solução biológica" que, com a inestimável ajuda da incompetente e atrasada medicina cubana, que o país recebeu da Graça de Deus e que poderá propiciar à Venezuela a sua independência. Mas nem por isso nós brasileiros, estamos de acordo com a liberalidade com que os governos de Lula e o atual Governo Brasileiro, ajudam a Venezuela através do BNDES que está continuamente patrocinando projetos caríssimos na Venezuela, em detrimento dos próprios brasileiros. Brasileiros sim, aqueles que mais precisão de uma ajuda sem ter de mendigar ou pedir ajuda aos familiares que ainda podem ajudar. Porca miséria, até quando???


Terroristas do MST invadem fazenda da família de Kátia Abreu e fazem reféns.



  Dirceu Ayres

Símbolo da defesa do agronegócio no Congresso Nacional, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) teve uma fazenda de sua família invadida pelo MST (Movimento dos Trabalhados Rurais Sem Terra) na manhã desta quinta-feira (7). Cerca de 500 camponesas integrantes do MST entraram na propriedade localizada no município de Aliança (TO), ao lado da rodovia Belém-Brasília. Elas também interditaram as pistas nos dois sentidos da via. Em nota oficial, a senadora Kátia Abreu afirmou "repudiar, com indignação, a invasão" de sua fazenda. Segundo a senadora, a invasão foi executada pela Via Campesina, movimento do qual o MST faz parte e que foi definido por ela como "milícia". "Trata-se de propriedade produtiva, moderna, que emprega 48 trabalhadores, hoje violentamente transformados em reféns, enquanto o grupo de vândalos destruía viveiros de mudas cultivadas com alta tecnologia, destinadas ao plantio de eucaliptos, que é a atividade principal do empreendimento", afirmou a senadora, na nota. O comunicado da senadora segue dizendo que a invasão é um "ato de retaliação" a sua "atuação democrática como senadora e líder do setor produtivo rural, em defesa do Estado de Direito e dos direitos fundamentais, neste caso traduzido no direito de propriedade". "Não vão me fazer recuar. Não vão me amedrontar. Não vão impedir que continue mostrando ao Brasil as mentiras e as atrocidades cometidas por este movimento dos sem lei", acusou a senadora. Na nota, a senadora diz ainda que sua família está se dirigindo ao local para "tomar as medidas judiciais cabíveis e prestar atendimento aos verdadeiros trabalhadores que lá foram feitos reféns". (Folha Poder)
                         

Acúmulo de ácido úrico no sangue? Veja como controlar


                  
     Dirceu ayres

Ter ácido úrico nas veias é normal — ele é um produto do nosso metabolismo, gerado a partir da quebra das moléculas de proteína dos alimentos que ingerimos. Ele passa para o sangue e parte dele deve ser eliminada pelos rins e intestinos. Mas algumas pessoas têm dificuldade em eliminá-lo ou o produzem em excesso. O diagnóstico de hiperuricemia é feito por meio de exames que analisam a quantidade de ácido úrico no sangue. A gota, um dos problemas mais comuns do excesso desse ácido, é uma doença hereditária que atinge muito mais homens do que mulheres — a proporção é de 8 para 1. “O ácido úrico se deposita nos tecidos das articulações e pode destruí-los”, explica o nutrólogo Valter Makoto (SP). Nem todos os que têm altas taxas de ácido úrico terão problemas. Mas quem tem predisposição genética para as crises de gota deve ficar atento: os primeiros sintomas incluem dores nas articulações, principalmente no dedão do pé, inchaço e vermelhidão na região. A dor pode se espalhar para as articulações dos Joe lhos, cotovelos, mãos e ombros. “O excesso de ácido úrico também causa tofos, pequenos caroços na pele. E, quando seus cristais se depositam nos rins, formam os cálculos renais, a famosa pedra nos rins”, alerta Nelson Iucif Jr., médico e diretor do departamento de Nutrologia Geriátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). E o pior: Pesquisa recente, realizada pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), conclui que o ácido úrico sozinho é capaz de aumentar em 3,5 vezes os riscos de um adulto apresentar calcificação nas artérias do coração — o que significa um potencial 10 a 12 vezes maior de ocorrer um infarto e morte súbita. Não há cura para este mal, mas é possível controlar os níveis de ácido úrico no sangue. Em casos mais graves, há medicamento específico, usado fora das crises. Para a maioria das pessoas que tem hiperuricemia, a recomendação é evitar os fatores agravantes, como exercícios em excesso, uso de diuréticos e anti-inflamatórios e dietas ricas em purinas — substâncias de alguns alimentos que fazem parte das proteínas e que ajudam a aumentar a concentração de ácido úrico. E quem tem gota deve evitar bebidas alcoólicas. “Elas ajudam o ácido úrico a formar um cristal e a entrar na articulação”, explica Nelson Iucif. A seguir, confira quais alimentos são permitidos e quais são proibidos para se manter longe das crises.
PRODUTOS PROIBIDOS Carnes: bacon, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua). Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, marisco, ostra, camarão. Aves: peru e ganso. Bebidas alcoólicas.
PERMITIDOS COM MODERAÇÃO Carnes: vaca e frango. Peixes e frutos do mar: lagosta, caranguejo. Leguminosas: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, aspargos, cogumelos, couve-flor, espinafre.
LIBERADOS: Leite, chá, café, chocolate, queijo amarelo magro, ovo cozido, cereais como pão, macarrão, fubá, arroz branco, milho, mandioca, sagu, vegetais (couve, repolho, alface, acelga e agrião), doces e frutas.