sexta-feira, 19 de abril de 2013

A ERA DAS MÁQUINAS PARA MEDICINA.

               

    Dirceu Ayres

É preciso ter muito cuidado com Médicos que não são realmente aplicados a sua profissão, existe aquele que ou só pensa no dinheiro ou não pensa em se atualizar. Aqui cabe a citação de uma estória de Luiz Barreto, O HOMEM QUE SABIA JAVANEZ. Conta ele (Luiz Barreto)—“que um homem que atendia pelo nome de CASTELO e era muito conhecido em sua cidade, fingia saber JAVANEZ. Dava aula para o Barão de JACUECANGA. Por conta disso, Senhor Castelo participou de vários congressos e até congressos Internacionais e se tornou um DIPLOMATA BRASILEIRO EM CUBA. Na verdade, nunca aprendeu JAVANEZ, Fingia e Fingia bem. E assim foi sempre tocando seu Engodo para frente enganando todo mundo, viveu e muito bem”. Observamos aqui que Quando o Psiquismo ultrapassa a medida do que convencionamos chamar de NORMAL, Não há mais retorno ou arrependimento. Muito embora vejamos na televisão a todo instante, pessoas que se fingem de Médicos para ludibriar a boa fé dos incautos, e até Médico de verdade como o Cirurgião Plástico que se encontra na penitenciária de S. Paulo cumprindo pena, más, existe sempre alguém que está vigilante. Más também estão vendo Médicos que não se dão a respeito, inventando que pó de serra é célula tronco. A comunidade científica tem como filosofia aceitar os instrumentos de diagnóstico que foram validados pelo método científico. Métodos não validados tendem a ser agrupados no conjunto das terapias alternativas. Médicos são e devem ser sempre, uma verdadeira classe de profissionais altamente qualificados e portadores de grande sapiência. E quem ganhará com isso... O povo, a Humanidade, basta que sigam o caminho trilhado pelos bons profissionais, alguns aqui já citados.
Sabemos que existem organizações maravilhosas como a AME, Associação de Médicos Espíritas, em Maceió, no Brasil e até em parte do Mundo. Algumas associações Espíritas que em alguns casos procuram fazer o melhor pelos doentes, ou por quem procura ajuda. Alguns Médicos admitem ou praticam a acupuntura, massagem e outras terapias tidas como não convencionais. Alguns já praticam a Hipnose com fins terapêuticos. Alguns dizem que tudo é sugestão; ora, se a sugestão é e tem sido tão forte, porque não usamos essa ferramenta tão preciosa para curar os que nela acreditam?.(O cuidado seria tão somente procurar profissionais capacitados para não correr o risco de “Mascarar” a doença). Na verdade só encontramos quem saiba blasonar muita idiotice.
Em contra partida, temos a extraordinária estória de um negro sul africano que trabalhou na equipe do Doutor CHRISTIANN BARNARD como Cirurgião, mesmo sendo quase analfabeto e Jardineiro.
HAMILTON NAKI, um Negro sul africano em plena época do racismo e de muito preconceito, um negro que só trouxe o bem para a humanidade. Jamais reclamou da situação miserável em que vivia em um barraco de lona preta, sem banheiro sem conforto e sem sanitário.
É A história de uma alma simples, humilde, sem falsidades sem ambições, sem má vontade ou mesmo por algum tipo de maldade, fazer algo errado e prejudicar a equipe Médica.
Era um homem importantíssimo na equipe do Doutor Christian Barnard, más não mudava seu proceder, continuava humilde, atencioso, muito trabalhador, sendo o membro mais versátil da equipe e o único que cuidava também dos instrumentos cirúrgicos e dos equipamentos ainda achava tempo para dar aulas de cirurgia aos alunos.
Aqui temos a História transcrita da revista THE ECONOMIST:
Páginas de OBTUÁRIOS.
Lendo esta notícia da morte de Hamilton Naki, nas páginas de obituários de um Jornal chegamos a conclusões incríveis de que o ser humano é, e sempre foi capaz de proezas incríveis e inimagináveis. Podemos lembrar-nos de Michael Faraday, autodidata e esforçado garoto que trabalhava encadernando livros e nas horas vagas estudando por conta própria se transformou no Homem que dominou a eletricidade e seus campos magnéticos, eletro-magnético baterias e bobinas, o que permitiu que seus trabalhos, anos depois fossem servir para que os trabalhos de Max Well e Einstein desenvolvessem a Física nuclear.
Homens de Espíritos evoluídos, Pensamento avançados ou viveram fora de sua Época ou um portador de Q.I. Entre 180 a 240 que seria o máximo que o ser humano já conseguiu alcançar usando as atuais maneiras de se medir essa capacidade do intelecto do ser humano. Hoje seria considerado um PARANORMAL diante de feitos tão extraordinários. Realmente do que nós vimos até aqui, podemos aquilatar: Ou era mesmo um espírito muito evoluído, ou um abnegado que veio ao mundo para servir a humanidade. Trabalhava mesmo para o benefício de todos.
É de se observar que hoje em dia, não sei se por causa do advento dos Psicotrópicos que faz com que as pessoas estudadas e inteligentes ao invés de procurar trabalharem, inventar, construir alguma coisa, dizem que estão com depressão e além de não fazerem nada, quando estão desocupadas, sentindo o vazio do seu eu, tomam logo: um Valium, Tranquil, Tranquilex, Lexotan e tantos outros tranqüilizantes e ou até Soníferos para dormir e esquecer o que tanto a aflige ou afligia. Põe-se a dormir e nada produz ou nada vai produzir durante sua vida que se torna inútil e sem sentido. Sem nada que venha contribuir para a humanidade e nem sequer para si mesmo.
Parece-me que as pessoas produzem melhor sob pressão, más estando dopadas não poderiam raciocinar correto.
Quando não é isso que acontece, é porque estão mais afim de uma caneca de chop bem gelada, imagine o que produziriam ou poderiam produzir esses que assim estão a proceder!?
Podemos observar o procedimento de um homem pobre, negro em um famigerado País racista, (Apartheide), sem cultura, morando em um casebre, sem sanitário, sem conforto, sem Biblioteca e sem um estudo básico, más com uma tremenda força de vontade e como para fazer o bem para a humanidade não se esquivava. Esse senhor semi-analfabeto dava aulas práticas para os alunos de cirurgias cardíacas.
Observamos aqui que não é somente o diploma que faz o Médico. É o dia a dia no Hospital com a “mão na massa”. Acredito seriamente no Médico que está sempre executando operações, indo a congressos, estudando, freqüentando cursos visitando enfermarias, olhando seus pacientes, visitando leitos mesmo que seja de um moribundo, também aprendemos com a morte (o ato de estar cataléptico ou catatônico) e muitas outras atitudes que engrandecem sua profissão e beneficiam a humanidade ainda arranja tempo para atender em seu consultório.
Sabemos que isto é um maravilhoso acontecimento, desconfiamos que o senhor HAMILTON NAKI tivesse um espírito muito evoluído, praticou o bem, não prejudicou, não atrapalhou e só fez o melhor. Más, sabemos que o certo é ter além de muita experiência, muita habilidade estar sempre acompanhado de sua respectiva HABLITAÇÃO o seu Diploma legal, esse é o agir corretamente.
Agora, para que os Médicos do Hoje possam trabalhar bem e terem um resultado correto e esclarecedor, deveria estudar um pouco sobre o que fizeram os Médicos e cientistas do ONTEM, aí procurar dar sua contribuição da melhor maneira possível. A BUSCA POR UMA MÁQUINA QUE AJUDE A MEDICINA
O escocês James Clerk Maxwell (1831-1879), no século XIX, previu a existência e a natureza das ondas eletromagnéticas, que incluem até a luz visível.
Em 1887, o alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), produziu as primeiras ondas eletromagnéticas artificiais (ondas de rádio), usando conselhos de Hermann von Helmholtz (1821-1894). Entre outras coisas, Helmholtz sugeriu que uma radiação eletromagnética de alta freqüência deveria interagir fracamente com a matéria, à semelhança das ondas sonoras num instrumento de cordas. Sugeriu também que estas ondas poderiam ser muito penetrantes. Helmholtz chegou a indicar o instrumento adequado para produzir essas ondas penetrantes: a ampola de Crookes, chamada na época de tubo de Crookes, onde eram gerados os misteriosos raios catódicos. Muitos cientistas na Europa começaram a procurar esse tipo de radiação. Entre eles, o maior especialista em raios catódicos da Alemanha, Philipp Lenard (1862-1947). A dificuldade na época, é que não ocorreria a ninguém um método de detecção que mostrasse se de fato existiam tais radiações. A descoberta Foi de Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) quem descobriu e batizou os Raios X, além de fazer a primeira radiografia da história. Isto ocorreu quando Röntgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes. Este dispositivo, foi envolvido por uma caixa de papelão negro e guardado numa câmara escura. Próximo à caixa, havia um pedaço de papel recoberto de platinocianeto bário. Conrad Röntgen percebeu que, quando fornecia corrente elétrica aos elétrons do tubo, este, emitia uma radiação que velava a chapa fotográfica, intrigado, resolveu intercalar entre o dispositivo e o papel fotográfico, corpos opacos à luz visível. Desta forma obteve provas de que vários materiais opacos à luz diminuíam, mas não eliminavam a emissão desta estranha irradiação induzida pelo raio de luz invisível, então desconhecido. Isto indicava que a energia atravessava facilmente os objetos, e se comportava como a luz visível. Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Röntgen resolveu pedir para sua esposa pôr a mão entre o dispositivo e o papel fotográfico. A foto revelou a estrutura óssea interna da mão humana, com todas as suas formações ósseas, foi a primeira chapa de raios X, Conrad Röntgen, Recebeu o Prêmio Nóbel de Física em 1901. Não sabia ele que esse era tambem o primeiro passo ou o “Pontapé” inicial para o desenvolvimento de outros meios de ver o organísmo; como a ressonância Magnética, Ultra Som/doppler, Medicina Nuclear e outras tecnicas de detecção de Imágens por RAIO X, até encontrar o limite. Esse limite só foi encontrado e até ultrapassado quando o Inglês de nome GODFREY HOUNSFIELD e o Americano AFLAN CORRNA em 1979 criáram a toda poderosa TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA que se tornou uma superevolução do RAIO X. O Paciente fica no interior de um grande Anel que gira em torno dele. O Anel emite e capta a radiação de muitos Ângulos diferentes. O Resultado equivale a cerca de 130.000 Radioghrafías. RÁIO X., foi o nome dado pelo cientísta a sua descoberta. TOMOGRAFÍA COMPUTADORIZADA O NOME que GODFREY E AFLAN deram a máquina na inovação. Em 8 de novembro de 1895 havia nascido o até hoje existente, famoso e muito útil, RÁIO X. A Máquina que na época revolucionaria e ajudaria a Medicina em seus diagnósticos de ossos quebrados e ou fissurados, até mesmo com alguma luxação acabava de ser criada. Em busca de aperfeiçoamento, os cientistas foram aprimorando cada vez mais e hoje temos: A Preciosa máquina de GODFREY e AFLAN o ULTRASON/doppler, ULTRA SONOGRAFIA COMPUTADORIZADA, O FORMIDÁVEM APARELHO DE (TC) TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA ANGIOTOMOGRAFIA, ENDOSCOPIA DIGESTIVA E TANTOS OUTROS.
O ONTEM (1895) O HOJE O ATUAL
Características do raio x. Da mão da esposa de Röntgen tendo ao lado uma nova foto tirada com um tomógrafo de última geração e o novo aparelho de Últra Sonografia, bem Moderno.
O dispositivo que gera Raios X é chamado de tubo de Coolidge. Da mesma forma que uma válvula termiônica, este componente é um tubo oco e evacuado, ainda possui um catodo incandescente que gera um fluxo de elétrons de alta energia. Estes são acelerados por uma grande diferença de potencial e atingem ao ânodo ou placa. O ânodo é oco e confeccionado em tungstênio. A razão deste tipo de construção é a geração de calor pelo processo de criação dos raios X. Para não fundir, o dispositivo necessita de resfriamento através da circulação de óleo. Ao ser acelerados, os elétrons ganham energia e são direcionados contra um alvo, ao atingi-lo são bruscamente freados perdendo uma parte da energia adquirida durante a aceleração. O resultado das colisões e da frenagem é a energia transferida dos elétrons para os átomos do elemento alvo. Este se aquece bruscamente, pois em torno de 99% da energia do feixe eletrônico é dissipada nele. A brusca desaceleração de uma carga eletrônica gera a emissão de um pulso de radiação eletromagnética. A este efeito se dá o nome de Bremsstrahlung, que significa radiação de freio.
As formas de colisão do feixe eletrônico no alvo se dão em diferentes níveis energéticos devido às variações das colisões ocorridas. Como existem várias formas possíveis de colisão devida angulação de trajetória, o elétron não chega a perder a totalidade da energia adquirida num único choque, ocorrendo então a geração de um amplo espectro de radiação cuja gama de freqüências é bastante larga, ou com diversos comprimentos de onda. Estes dependem da energia inicial do feixe eletrônico incidente. Este é o motivo pelo qual existe a necessidade de milhares de volts de potencial de aceleração para a produção dos Raios X.

A BELEZA DUVIDOSA

           

    Dirceu Ayres

Desde quando eu era menino, tinha uns amigos que se achavam o máximo a sua maneira de viver, mas era muito lógico, costumavam comentar sobre si mesmo assim: - “Desde pequeno, muito pequeno mesmo, sempre soube que sou um destrambelhado, desmilinguido, esculhambado, escangalhado. Algumas vezes quando me olho no espelho, sinto-me uma obra de arte moderna inacabada ou mal acabada, como um poema surrealista jogado ou espalhado ao vento. Sei que sou acarecado, tenho a cara amassada, tetudo, barrigudo, zambêta, gordo e como se tudo isso não fosse o bastante! Sou desbundado. Um feioso horrível, em poucas palavras. Mas como nem tudo é eterno e a verdade sempre prevalece, vou esperar”. Buscando sempre se aperfeiçoar ou melhorar suas aparências, esse era seu desiderato. Certo dia quase caiu de alegria quando recebeu o comunicado de que foi escolhido o HOMEM MAIS BONITO DO BRASIL, em um concurso realizado com pessoas famosas. De leve... Ah... Disse: “É claro que vocês querem saber quem foram os outros que concorreram comigo não é”? “Pois aí vai a lista: Tiririca, Ronaldinho Gaúcho, Marlene Matos e o Tevez! É ou não é a glória? Pois é”... Aí fiquei Estapafúrdio, completamente excêntrico e meio piradão. Glória é isso?, Agora falta encher a cara de cachaça e sair comemorando ou bebemorando rua afora. Por isso se diz... ”Assim caminha a humanidade”. É, e eu diria: assim caminham os idiotas. Pois, esses caros são desgraçadamente feios e de repente acontece alguma coisa que eu diria ANORMAL e muda tudo na vida de um desses famigerados, destrambelhado como eles mesmos diriam. Temos então de fazer um enorme esforço para sermos tolerantes e conviver com esses desorientados e descerebrados homúnculos. Agora imagine que sendo eu um ser considerado especial, sofrendo do complexo de Estesia, ter de aguentar essa gente desfigurada, que vive “voando” e não consegue cair na realidade, parece que desconhece a verdade ou não a quer conhecer. A verdade é e será sempre única para todos os seres e todas as coisas, é imutável, como fazer para esses Tartamudos pararem de tartamudear atoa. Espero que logo, logo, caiam na real, procurando viver uma vida saudável e sem mentiras por certo vão adquirir mais equilíbrio na vida e o equilíbrio trás saúde e, por conseguinte viverão mais e com mais alegria. Essa seria a verdade tão buscada por todos e conseguida por poucos, a tal da verdade imutável, mas que poucos conhecem. Estando em equilíbrio com o Universo e as leis cósmicas Universais com certeza estarão prontas para viver mais e com muita saúde. Saúde, equilíbrio, força, são as energias do Universo e, por conseguinte, energias nossas, fazemos parte desse Universo enorme também. Estando energizado (equilibrado) não haverá nenhum mal, nem ficará sequer doente. È bom saber que é um irmão das estrelas, faz parte desse todo. Uma energia que nos move e faz por onde nos mantermos vivos.     

Máfia de ex-servidores do governo do PT, ligados à Erenice Guerra, domina "Minha Casa, Minha Vida". 80.000 casas sob suspeita.

             

    Dirceu Ayres

Um esquema de empresas de fachada, parte delas registrada no mesmo endereço e controlada por um grupo de ex-funcionários do Ministério das Cidades, abocanha cada vez mais contratos para construção de casas populares destinadas às faixas mais pobres da população. No centro da história está a RCA Assessoria em Controle de Obras e Serviços, empresa com sede em São Paulo e três sócios: Daniel Vital Nolasco, ex-diretor de Produção Habitacional do Ministério das Cidades até 2008 e filiado ao PCdoB; o ex-garçom do ministério José Iran Alves dos Santos; e Carlos Roberto de Luna. A RCA funciona numa sede modesta, mas apresenta números invejáveis para quem está no setor há tão pouco tempo. Alardeia atuar em 24 estados e mil municípios, e garante que entregou 80 mil casas. Hoje, estaria à frente da construção de 24 mil unidades. O faturamento milionário da RCA virou alvo de disputa judicial, que expõe supostas conexões da empresa com o PCdoB. Até a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra tem o nome citado. A RCA dá consultoria a prefeituras e beneficiários, e atua como correspondente bancário de sete pequenas instituições financeiras autorizadas a repassar verbas federais nos programas de casas populares para cidades com menos de 50 mil habitantes. Atuou no Programa Social de Habitação (PSH) e agora opera no seu sucessor, o Minha Casa. Até aí, tudo dentro da normalidade. Mas a RCA faz mais: consegue ao mesmo tempo ser representante do agente financeiro, tocar construções e também medi-las e fiscalizá-las. Para isso, usa uma rede de empresas que os sócios e os funcionários registraram em seus nomes e cujos endereços ou são na sede da RCA, em São Paulo, ou na casa de parentes. O site da empresa dava o exemplo de como a RCA frauda o processo de seleção de construtoras que vão executar obras financiadas com recursos federais e encomendadas por prefeituras. Para contratar uma construtora responsável pela execução de obras no Espírito Santo, lançou um edital de convocação em dezembro de 2012. O site convocou os interessados e dias depois divulgou os vencedores. Duas foram selecionadas. Uma delas é a JB Lar. Tudo como manda o figurino. Não fosse um detalhe: o endereço da JB Lar é o mesmo da RCA, a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio 4.553. A JB Lar foi habilitada para construção de 95 casas no Espírito Santo. Na sexta-feira, após ser procurada pelo GLOBO, a RCA tirou do ar o link “Editais” do seu site. Disputa pelo faturamento da empresa O esquema de empresas de fachada está narrado numa ação na Justiça de São Paulo. Nela, Fernando Lopes Borges — outro ex-servidor do Ministério das Cidades, que seguiu na Secretaria Nacional de Programas Urbanos até ser exonerado por abandono do cargo em 2010 — apresenta-se como sócio oculto da RCA. Ele era representado no negócio pelo irmão Ivo, já falecido. E a disputa pelo faturamento da empresa começou justamente após a morte de Ivo. Num acordo prejudicial, Fernando chegou a receber pouco mais de R$ 1 milhão da RCA. Mas quer mais e briga na Justiça. Na ação, afirma, sem apresentar provas, que o desvio de recursos do Minha Casa Minha Vida teria começado com Erenice Guerra. Ela teria articulado a entrada de bancos privados na operação do programa em pequenos municípios. Segundo o denunciante, teria direito a R$ 200 por casa construída. Fernando sustenta na ação que o negócio chegaria a render R$ 12 milhões. Ele diz que o PCdoB desde 2005 receberia dinheiro desviado para a construção de casas populares do Programa de Subsídio Habitacional (PSH), que foi absorvido pelo Minha Casa Minha Vida. Procurado, Fernando sustentou que a RCA está envolvida em irregularidades nos programas federais do Ministério das Cidades, mas não quis confirmar as denúncias contra Erenice e o PCdoB. No processo, Fernando mostra uma troca de e-mails entre Carlos Luna, da RCA, e o escritório Trajano & Silva, que foi fundado por Erenice. Eles tratam da retirada do sócio Ivo e do valor que deveria ser pago a Fernando. O esquema incluiria a construtora Souza e Lima Engenharia, que pertence ao ex-engenheiro e ao ex-gerente-geral da própria RCA. Essa empresa fez casas no Maranhão para o Minha Casa Minha Vida em contratos geridos pela RCA. Outra empresa de pessoas próximas prestou o mesmo serviço. A Martins MA Engenharia — que hoje pertence ao cunhado de Daniel Vital Nolasco — também construiu casa para a RCA. Na ação, Fernando reclama a sociedade nas empresas de assessoria cadastral Artifício, Setorial, Sigma e Marketplan. Todas seriam do grupo RCA. As três primeiras têm Nolasco como sócio. José Iran é um dos donos da última. O grupo tem participação em outras empresas. Carlos Luna e José Iran são donos da Superdata. Luna é um dos sócios da LL Engenharia. Fernando relata no processo que há contratos com a DJC/Naza Engenharia, que seria responsável pela construção de oito mil casas. Essa empresa seria de Divaildo, irmão de Celma Casado Silva. Ela foi exonerada em fevereiro deste ano da Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades. Segundo o órgão, ela foi exonerada a pedido. ( O GLOBO)