quinta-feira, 25 de abril de 2013

COMO INICIOU A MEDICINA

                 


          Dirceu Ayres

Cientistas que inventaram Máquinas e descobriram doenças. Já vai longe o tempo em que os homens estudavam e tentavam descobrir e curar as doenças que os outros padeciam, usavam ervas feitiçaria, rezas, oblações e até OFERENDAS aos DEUSES, para que seu semelhante ficasse curado. Data de mais ou menos, 2600 a.C. Que Pelo menos a Asma foi descrita em um livro Médico. A Teoria do Interior do Corpo, conhecido como Nei ching considerado o Livro mais Antigo de Medicina Interna. Escrito por Huang-ti, ”O Imperador Amarelo.” Nesta Publicação é citada a planta Ma huang, da qual a efredina passou a ser extraída no início do século XX. 1550 a.C. - Os papiros de EBERS, descobertos em Tébas no ano de 1870 pelo Egiptólogo Alemão GEORGE MORITZ (1837-1898) Constituem o mais antigo compêndio Médico conhecido do Egito Antigo. Asma é uma palavra Grega que significa ofegante, dificuldade de respiração. Foi utilizada pela primeira vez por HOMERO, na Ilíada, um dos Épicos da Grécia Antiga, quando narra o último ano da legendária guerra entre os Gregos e os habitantes de TRÓIA. O termo também foi usado pelo poeta PÍNDARO (522-525)a.C. e por AESCHYLUS (525-456 a.C.) Também foi usada pelo Filósofo PLATÃO 427-347 a.C. Quando HIPÓCRATES (460-370 a.C.) que afastou da Medicina os constrangimentos da especulação filosófica e a superstição, introduzindo seus princípios éticos e científicos, distinguindo a Medicina como uma ciência e uma profissão de grande dignidade, descreveu a Asma como um ataque paroxístico, mais severo do que uma simples dispneia. Quando da destruição da Grécia antiga pelos Romanos, ASCLEPÍADES de BITHYNIA e GALENO tornaram-se os Maiores Médicos de Roma, sendo que ASCLEPÍADES foi o primeiro a destinguir o caráter agudo e Crônico dessas doenças.
Coube a GALENO e ARETÁCUS da CAPADÓCIA, (Ambos Médicos) também radicado em Roma a observação de que a Asma era mais freqüente no Inverno do que no verão, também que ocorria mais durante a noite. Também na Idade Média, AVICENA Médico Persa, Escreveu the Canon of medicine onde descreve a utilização de plantas aromáticas para o tratamento da Asma. A primeira descrição da Asma como uma entidade nosológica é frequentemente atribuída a MAIMONIDES MOSES BEM MAMON um Filósofo e Rabino (1135-1204) Judeu especialista no TALMUDE que estudava as plantas. No Cairo, tornou-se Médico chefe da Corte de SALADINO (1137- 1193) Admirável escritor, escreveu Livros que abordavam temas como Medicina Preventiva sexo, medicamento e veneno, Hemorróidas etc. Escreveu um livro com o título de tratado de asma. Também foi fundada no século XII A Scuola Medica Salternitana, uma escola Médica de muito respeito e famosa na Idade média. Os professores, um médico Grego, um Hebreu, um Latino e um Sarraceno que ensinavam cada um em seu próprio Idioma (Língua)
JAN BAPTISTA HELMONT (1577-1644), Discípulo de Paracelsus, Químico Belga, Fisiologista e Médico, foi o primeiro Cientista a reconhecer a existência de gases distintos no ar atmosférico. Na verdade inventou a palavra GÁS-Ficou conhecido como o “Pai de Bioquímico.” Também destacou que o sítio da doença ASMA situava-se nos brônquios e que a inalação de poeira desencadeava crise.
THOMAS E. WILLIS (1621-1675) Nasceu em Great Bedwin uma aldeia da Inglaterra. Em 1646 graduou-se em Medicina pela Universidade de Oxford e em 1660 foi para Londres onde exerceu suas atividades Médicas até a morte. Ensinou Filosofia Natural e Medicina na mesma Universidade. Ficou renomado como NEURONATOMISTA, tendo descrito a irrigação arterial cerebral, ficou lembrado pelo “polígono de Willis”. O primeiro a descrever a Febre Tifóide, a notar a presença de açúcar na urina dos diabéticos. Nos anos seguintes, Médicos que sofriam de Asma puderam contribuir com muitas observações.
Em 1698 SIR. JOHN FLOYER (1649-1734) Identificou diversas espécies de Asma, diferenciando a asma contínua da asma convulsiva ou periódica. Observava a reação dos doentes nos lugares com fumaça e ou poeira, achava que a qualidade do ar contribuía para desencadear as crises com ataques de asma.
RENE-THÉOPHILE-HYACINTHE LAËNNEC (1781-1826) Nasceu em Paris França, Tornou-se conhecido entre outras invenções, como o inventor do estetoscópio e outras contribuições, também por ser considerado excelente médico. O estetoscópio foi descrito pela primeira vez em 1819 quando apresentava estudos sobre auscultação tanto de doenças Cardíacas como Pulmonares.
ARMAND TROUSSEAU (1801-1867) Médico famoso, ficou conhecido em sua terra natal Paris pelo diagnóstico da HIPOCALCEMIA (titânia). O Sinal de Trousseau. Contribuiu muito com seus estudos para melhorar essa doença.
Em 1853 O Médico JEAN MARTIN CHARCOT, Neurologista do Hospital Salpétriére de Paris, Junto com o colega CHARLES PHILLIPPE ROBIN descreverem características de cristais encontrados no sangue e Baço de um paciente Leucêmico e no escarro de uma mulher com bronquite.
PAUL ERLICH (1854-1927) Médico, graduado em Leipzig em 1878 Um Patologista e estudioso foi chamado para a equipe do doutor ROBERT KOCH, no Charité Hospital. Identificador de vários tipos de células e manifestações patológicas de várias doenças.
CHARLES ROBERT RICHET Premio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1913. Descreveu o fenômeno da “anafilaxia”.
CLEMENTS VON PIRQUET em 1913 cria o termo alergia. Esse Médico Austríaco determinou o estado de Hipersensibilidade causado por exposição a determinados antígenos dito alérgeno.
EDGARD CALVIN KENDALL. Em 1936 a cortisona que antes era conhecida como “composto E”, foi isolada do córtex da suprarrenal sob a forma cristalina. Em 1950 recebeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. . Anton van Leeuwenhoek. Anton van Leeuwenhoek (Delft, 24 de Outubro de 1632 - Delft, 26 de Agosto de 1723) foi um comerciante de tecidos e cientista de Delft, nos Países Baixos. É conhecido pelas suas contribuições para o melhoramento do microscópio, além de ter contribuído com as suas observações para a biologia celular (descreveu a estrutura celular dos vegetais, chamando as células de "glóbulos"). Utilizando um microscópio feito por si mesmo (possuía a maior colecção de lentes do mundo, cerca de 250 microscópios), foi o primeiro a observar e descrever fibras musculares, bactérias , protozoários e o fluxo de sangue nos capilares sanguíneos de peixes. O microscópio utilizado por Leeuwenhoek, para as suas descobertas, era constituído por uma lente biconvexa, que tinha a capacidade de aumentar a imagem cerca de 200 vezes. Por volta de 1774, o químico francês Antoine de Lavoisier, realizava experiências sobre a combustão e a calcinação de substâncias. Observou que, dessas reações, sempre resultavam óxidos cujo peso era maior que o das substâncias originalmente usadas. Informado sobre as características do gás que ativava a queima de outras substâncias (que mais tarde foi denominado pelo próprio Lavoisier como oxigênio, que quer dizer gerador de ácidos), "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". (Lavosier)            


Prefeitura de SP fecha acordo com MST para fornecimento de alimentos orgânicos.

        

    Dirceu Ayres

Haddad fecha acordo com o MST para o fornecimento de alimentos organicos para escolas públicas de SP. Só uma coisa me incomoda nesta notícia. Como, se o MST que não é uma entidade registrada na junta comercial. Não possui CNPJ, não recolhe impostos, não é formalizada juridicamente, não possui estatuto. E justamente por isso não pode ser processada judicialmente pelas arruaças e destruições que promove no patrimônio alheio, como irá fornecer alimentos para a prefeitura de São Paulo? Vai ser tudo sem nota no caixa dois, ou irão abrir uma empresa de fachada para que consigam emitir NF sem recolher impostos? E mesmo que tenham uma empresa aberta. Onde está o contrato social da empresa? Quem são os sócios? Onde fica a sede? E, cadê o edital de concorrência onde o MST foi ganhador da licitação? E se o MST abrir uma empresa e formalizar sua situação juridicamente, seus dirigentes poderão ser processados pela baderna que promovem no campo. Um tiro no pé. Votaram no Haddad, e a prefeitura já está virando um penico esquerdofrênico. O MP tem obrigação de acabar com essa bandalheira. Tem coisas que só acontecem no terceiro mundo da Amérdica Latrina. E PHOD@-SE!!! "O Mascate"